sexta-feira, 1 de abril de 2011

Estamos “no ar”!

Foto: Naiara Carneiro

O Mapeamento das Práticas Comunicacionais da Região do Cariri está oficialmente “no ar” desde o dia 22 de março de 2011. Neste dia nós realizamos a primeira visita técnica do projeto, à rádio Cetama AM de Barbalha, que fica próxima ao Solar Maria Olímpia, o local onde nos reunimos.

Para o mapeamento desta rádio entrevistamos o operador de áudio, Regivânio Rodrigues, e o responsável pelo jornalismo, Josélio Araújo. Eles nos forneceram dados sobre a programação, a história, os funcionários, a parte técnica, financeira e jornalística da emissora. Conhecemos as instalações da rádio, um ambiente aonde talvez venhamos a trabalhar um dia.


“No ar” é uma expressão da comunicação que indica que um sistema (rádio, TV, site, etc.) está podendo transmitir sinal. Sugere que algo está ativo, pronto, disponível, acontecendo.

Para um jornalista, estar “no ar” é vital. É estar bem informado, investigar corretamente os fatos, ver todos os lados de uma questão. É não ficar preso a quatro paredes, mas estar “na rua”, onde a notícia acontece. É também não ter preconceitos, mas buscar conhecer e transmitir os fatos sendo o mais objetivo que puder. É desenvolver um ritmo de trabalho, ciente das dificuldades e motivações da profissão, mas sempre dando o melhor de si.

Estar “no ar” é o primeiro passo. Depois de uma inauguração há muito a ser feito, o trabalho está apenas começando. Mas essa visita já foi nossa primeira experiência, nossos primeiros erros e acertos, o primeiro aprendizado.


Débora Silva Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!!!
Não publicamos comentários anônimos. Por favor, identifique-se.