O mapeamento de rádios, jornais impressos e televisão, realizado no ano passado, possibilitaram que algumas ideias relacionadas a esses veículos merecessem uma análise mais aprofundada, podendo gerar temas para a produção de artigos ou mesmo para debates. Uma delas foi a forte relação entre as Rádios Centro e o consumo, uma vez que as caixas de som são distribuídas pelas principais ruas do centro comercial das cidades. Essas radiadoras se mantêm exclusivamente por meio de publicidade dos estabelecimentos comerciais e, mesmo sem intenção, as pessoas tornam-se ouvintes. Isso nos leva a perceber como mídia e consumo se complementam, pois os veículos de comunicação precisam da publicidade para se manter financeiramente e a publicidade necessita de um espaço para anunciar os produtos. As Rádios Centro mapeadas foram: Rádio Centro Maciel Silva, de Barbalha; as Rádios Centro de Crato e Juazeiro do Norte, que são do mesmo proprietário.
Outra ideia para a produção de um artigo para o Intercom seria um estudo de caso sobre o Jornal Gazeta de Notícias, que traz elementos que merecem destaque. O Editor chefe é também repórter, diagramador, fotógrafo e responsável pela manutenção do blog. As únicas tarefas designadas aos outros funcionários estão na produção dos artigos, elaborados por colaboradores, e no conteúdo noticioso, fruto de releases recebidos e publicados no jornal. É notório como boa parte do que está presente no exemplar da Gazeta de Notícias é de releases. Diante dos critérios de noticiabilidade do Jornalismo, a Gazeta de Notícias cumpre mais uma função de entretenimento.
A publicidade tem espaço significativo. Durante o mapeamento em 2011, uma análise feita em algumas edições do jornal constatou que a quantidade de anúncios de empresas privadas é bem maior do que os anúncios do governo, porém o espaço reservado a este último supera o espaço do primeiro. Isso ocorre por que os anúncios do governo ocupam duas páginas inteiras, enquanto que as empresas privadas ganham espaços específicos em determinada página.
Sugestões são muito bem-vindas!
Camila, os temas que você propõe merecem ter a devida discussão que um artigo possibilita. No entanto, penso que uma análise sobre as rádios centro e as relações de consumo podem ser mais interessantes, visto que os ouvintes das mesmas o são involuntariamente, como você mesma disse. Outros pontos podem surgir, claro. Boa sorte!
ResponderExcluirNaiara Carneiro