O mapeamento dos veículos convencionais (rádio, TV, impresso) realizado ano passado demonstrou, entre outras constatações, a forte relação que há entre mídia e religião no Cariri. Isso não é tão surpreendente diante do fato de que a região se destaca nacionalmente pela sua religiosidade. Mas essa relação é bem mais forte - e perigosa - quando se trata da mídia radiofônica, onde podemos observar várias emissoras que têm influência direta de instituições religiosas, como Rádio Araripe e Rádio Educadora, ambas do Crato, e Rádio Padre Cícero e Rádio Iracema, de Juazeiro do Norte.
Diante dessa realidade, e visando compreender melhor as causas e consequências da associação entre comunicação e religião, pretendo aprofundar os estudos sobre uma dessas emissoras (ou mais de uma, talvez) como tema de um artigo para o XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste será realizado de 14 a 16 de junho de 2012 na FBV - Faculdade Boa Viagem, em Recife - PE.
Para uma melhor apreciação do tema, disponibilizo abaixo um pequeno resumo sobre a relação dessas rádios com igrejas:
Rádio Araripe: Já realizamos um artigo ano passado para o
Intercom Nacional sobre essa emissora, analisando justamente a dimensão da religião, como também da política.
Rádio Iracema: Tem 60 anos de fundação, sendo uma das mais antigas da região. A concessão da emissora pertence atualmente ao advogado Francisco José Vieira de Figueiredo Correia, que reside em Goiás. Desde junho de 2009 a rádio está completamente alugada à Rede Aleluia, que pertence ao grupo Record, propriedade do empresário e televangelista Edir Macêdo. Ele também é o representante maior da Igreja Universal do Reino de Deus - IURD, corrente religiosa muito próspera no país, que possui diversos veículos de comunicação.
Programação: 100% religiosa.
Rádio Educadora do Cariri: Fundada em 15 de fevereiro de 1959 pelo então bispo do Crato, Dom Vicente de Paulo Araújo Matos. A emissora faz parte da Fundação Padre Ibiapina, entidade filantrópica sócio-educacional da Diocese do Crato, em atividade desde 1868. A Fundação Padre Ibiapina também é responsável por órgãos na área de educação, saúde, entre outros, como o Colégio Diocesano e o Colégio Pequeno Príncipe.
Programação: 44% destinada a temas religiosos.
Rádio Padre Cícero: A Rádio Padre Cícero é uma concessão da Fundação Educativa Salesiana Padre Cícero, administrada pelos padres salesianos e sem fins lucrativos. A emissora começou como comunitária, mas foi fechada. Posteriormente, em 2004, tornou-se educativa, sob o comando do padre salesiano Luís Sampaio, líder da Paróquia Sagrado Coração de Jesus na época. A rádio Padre Cícero localiza-se no interior da Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Salesianos), num pavimento no andar superior.
Programação: 67% programas religiosos.